acesse







     
 




Dois – single de Compartimento Surpresa

O Compartimento Surpresa foi uma banda de rock carioca dos anos 80. Começou em 1984, formada basicamente por amigos que se conheciam do bairro de Botafogo, nas redondezas das ruas Barão de Lucena e Bambina.

Nos primórdios do chamado Brock, o grupo se apresentava em casas noturnas da cidade, como o Lei it Be, em Copacabana, e o Mistura Fina da Barra. Infelizmente, não chegou a tocar no palco do programa do Chacrinha, mas em festival da prefeitura organizado em 1984 no teatro João Caetano, no centro do Rio, foi apontado como grupo revelação, recebendo o prêmio das mãos de Elke Maravilha (yes!).

Em 1985, a banda participou do Som das Águas, festival de rock realizado em Lambari, no sul de Minas, e que reuniu grupos emergentes do Rio, de São Paulo e Belo Horizonte, como Dorsal Atlântica, Bi-Sexy e Pouso Alto (futuro Skank). Nos shows, o Compartimento Surpresa só apresentava repertório próprio. Seu público fiel, que enchia as casas de shows, entoava os refrões de músicas como "Na Kombi" (ode à legalização da maconha que inspirou o "Movimento Bandeiroso"), "Danceteria" e "Passeio Urbano". Só existem gravações desse período feitas em fitas-cassete. A única música registrada em estúdio e, na época, executada em rádios alternativas do Rio, é Dois, canção romântica que ganhou aqui, neste single, seu registro definitivo.

 
   
© Claudio Henrique - todos os direitos LIBERADOS desenvolvido por Fabrica de Design